A Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos Estéticos (BAAPS, na sigla em inglês) emitiu um alerta sobre a preocupação com o aumento de ofertas, de operações caseiras para aumento dos genitais masculinos. Vários procedimentos, como a injeção de silicone líquido nas partes íntimas, vêm sendo oferecidas abertamente até em sites na internet, mas a associação alerta que os perigos são iminentes para processos cirúrgicos não regulamentados.
Injeções de silicone livre são proibidas, segundo o presidente da associação, Fazel Fatah. Ele afirma ainda que o homem que se submete à esse tipo de procedimento pode estar arriscando ficar com uma deformação grave em seu órgão genital. Existe ainda a possibilidade do silicone injetado migrar e se espalhar pelo corpo, criando reações inflamatórias que se tornam impossíveis de remover completamente sem danificar tecidos.

Jim Horton ficou com a genital deformada após procedimento

Como exemplo, a associação divulgou o caso de Jim Horton, de 50 anos, engenheiro aeronáutico, que se submeteu à injeção de silicone para aumentar o saco escrotal, em 2007. Ele considerava o órgão pequeno e apertado e leu sobre o procedimento em sites da internet.
Ele realizou a ?operação? em uma casa residencial e o equipamento utilizado pelo ?cirurgião? era uma pistola de aplicação do tipo usado na construção civil. O silicone utilizado estava guardado em uma garrafa de leite, mas mesmo assim, como todos os temores e estranhamentos, o engenheiro se submeteu ao procedimento, pelo qual pagou 120 libras (cerca de R$ 300). Ele relatou que no dia não sentiu dores, mas meses depois começou a sentir desconforto no local e notou o endurecimento e a desfiguração de seu saco escrotal.
No ano passado, quando o quadro de Horton piorou, e ele teve problemas até para se vestir, foi obrigado a passar por uma cirurgia de correção, para conseguir retirar o silicone e também fazer um enxerto de pele após a retirada de tecidos comprometidos pela infecção.
O presidente da BAAPS aconselha aos pacientes, interessados em fazer procedimentos para aumento dos genitais, que consultem profissionais capacitados e pesquisem antes de passar por uma cirurgia, assim evitarão sofrer no futuro por causa de uma cirurgia inadequada.

COMPATILHAR: