Os amantes de rock?n?roll devem trocar os agitados e tumultuados shows por uma sala escura com cadeiras: começou na segunda-feira (4) e vai até o dia 13, a Mostra de Cinema e Rock?n? Roll, no Cine Humberto Mauro, que conta com a exibição de 11 documentários produzidos nas décadas de 1960 e 1970 sobre bandas, cantores e festivais que fazem parte da história do gênero. A entrada é franca com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.
No ?repertório?, os fãs poderão assistir a documentários sobre as bandas Led Zeppelin, Rolling Stone e The Band; sobre os músicos George Harrison, Bob Dylan e o recém-falecido Lou Reed. A lista conta também com a exibição dos filmes ?Woodstock? e ?Monterey Pop?, que mostram edições dos festivais de mesmo nome, além de um debate com jornalistas e críticos de música e cinema.
A programação tem como objetivo mostrar as interações entre a sétima arte e o ritmo musical. ?Para esta mostra foram escolhidos filmes que tenham relação direta com a realidade, por isso os documentários apresentam os shows da banda e biografias?, conta o gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, Rafael Ciccarini.
As escolhas contemplaram, assim, obras de múltiplos formatos dentro do gênero documental. Está na lista, por exemplo, a obra do francês Jean Luc-Godard, que, mesmo sendo reconhecido por seus filmes ?difíceis?, foi um dos pioneiros a trazer a música para o cinema com ?Sympathy for the Devil? (1968), sobre os Rolling Stones.
Outro destaque vai para o esteticamente instigante ?A Última Valsa?, de Martin Scorsese. ?O olhar de Scorsese no filme é muito preciso, é como se fosse um cara do palco assistindo ao show. Ele conseguiu capturar a alma do show de forma brilhante?, comenta o jornalista e editor do programa ?Alto-Falante?, Terence Machado.
Para Terence, a mostra é uma excelente oportunidade para os fãs de rock, pois antigamente o acesso a clips e shows era muito mais difícil. ?Quando eu era adolescente assistir a shows de rock era muito complicado. Quando conseguimos, era um VHS com uma qualidade ruim. Agora, com as novas tecnologias ficou muito mais barato não só gravar um show, mas também produzir documentários?, compara.
Confira a programação completa do festival pelo site www.fcs.mg.gov.br.
Agenda
O quê. Mostra Cinema e Rock?n Roll
Quando. De 4 a 13 de novembro à exceção do sábado dia 9.
Onde. Cine Humberto Mauro (avenida Afonso Pena, 1.537, centro).
Quanto. Entrada franca com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.

COMPATILHAR: