A Biblioteca Pública Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Menezes divulga nesta semana a resenha do livro A 25ª Hora, do autor C. Virgil Gheorghiu. O projeto de leitura foi idealizado pela equipe da instituição. Intitulo de ?No meio do caminho tem um livro?, o objetivo é estimular a leitura e divulgar o acervo da biblioteca.
Resenha
A 25ª hora é um romance incrível, testemunho vivo e pungente da 2ª Guerra Mundial que conta a história de Johann Moritz, simples camponês romeno, e Suzana, sua linda esposa. Ambos são envolvidos em um emaranhado de situações, que não conseguem entender. O chefe de polícia deseja Suzana e sob a falsa alegação de que Moritz é judeu, ele é enviado a um campo de concentração. Entre as incoerências da era nazista, tem início sua terrível saga. Porém, em uma avaliação pelos nazistas de seu biotipo, Johann é considerado um ?exemplar-modelo da raça Ariana?. Em sua busca para conseguir de volta sua esposa e sua família e sem entender as verdadeiras razões do conflito, ele luta contra os dois lados da guerra.
Chamar tal obra de ?documentário? seria diminuí-la, embora um ritmo cinemático palpite na sua estrutura novelística e, assim, dele faça um híbrido vigoroso de ficção literária e de filme, de romance, de amor e guerra e de autobiografia impressionista.
A obra foi transformada em filme com Anthony Quinn interpretando o camponês Johann Moritz e Virna Lisi no papel de Suzana.

COMPATILHAR: