Mato por todos os lados, escuridão por falta de iluminação pública, animais peçonhentos invadindo casas, lixo espalhado pela via e sobre o espaço que originalmente é destinado às calçadas. Essa é a situação com qual os moradores da rua Lute Grego, localizada ao lado da Escola Tonico Leite (Got), no Engenho de Serra, tem convivido.

Mais absurda que a situação que se repete por vários pontos desta cidade, é a resposta da administração, por meio da Secretaria de Gestão Ambiental, que se nega a fazer a devida limpeza no local, afirmando que a responsabilidade é da direção do Got, que recebe verba para a realização de tais serviços”.

“Se essa verba existe, aqui na escola ela nunca chegou. Essa informação é absurda. Minha responsabilidade é com a escola e não com as ruas do entorno”, comentou a diretora do Got, Lusmarina Alves de Almeida.

Além do mato que tem atraído todo tipo de animal peçonhento, entre cobras, aranhas e escorpiões, além de ratos e baratas, um dos lados da via foi usado para a desova de material inservível como: sofá, guarda-chuvas e outros materiais.  E para completar, a referida via pública também está às escuras há mais de um ano.

E não foi por falta de pedidos de providência por parte da população que a rua está neste estado. Já em janeiro desse ano, a moradora Vânia, esteve na sede da Secretaria de Gestão Ambiental e foi informada pela recepcionista que tão logo fosse contratado o pessoal para a capina, o serviço seria realizado. Cansados de esperar, em junho, o casal Gislene e Fernando, em nome da vizinhança, voltou à secretaria, já que a situação estava ainda pior. Dessa vez, falaram diretamente com o secretário da pasta, Jorge Zaidam, que por sua vez, informou-lhes que a responsabilidade seria da escola, que recebe verba para a realização de tal serviço. Interessante, diz uma outra moradora, é que até a placa que pedimos para fixar na rua para alertar os “sujões” sobre o local adequado para se colocar o lixo informando a multa pelo descarte no lugar errado, ele (secretário), ele nos disse que isto também era da responsabilidade da Lusmarina”, disse Gislene.

“A população aqui está gastando dinheiro com ‘roundup’ para acabar com o mato, além disso, tivemos até mulher grávida ajudando na capina de alguns pontos. Isto é um verdadeiro absurdo”, completou a diretora.

 

Ouvindo o outro lado:

A secretaria de Comunicação Municipal, depois de tomar conhecimento do conteúdo desta matéria nos respondeu que: “o secretário Zaidan, informa que hoje ainda irá pessoalmente averiguar a denúncia e tomará imediatamente as providências cabíveis”.

COMPATILHAR: