Um ano depois de perder o título em Interlagos na última volta, Felipe Massa pode ser o responsável por dar a bandeirada final para mais um brasileiro decepcionado e outro britânico campeão do mundo de Fórmula 1 no Grande Prêmio do Brasil, no domingo (18)
Jenson Button, da Brawn GP, precisa terminar na terceira posição para garantir o título e acabar com as esperanças de seu companheiro de equipe Rubens Barrichello e de Sebastian Vettel, da Red Bull, com uma prova de antecipação.
Button pode até deixar de pontuar, caso seus dois rivais também não pontuem. O britânico tem 14 pontos de vantagem para Barrichello, o piloto mais velho no grid, com 37 anos, e 16 pontos a frente do alemão Vettel.
A Brawn, que gerencia cuidadosamente a tensão entre seus dois pilotos, será a primeira equipe a conquistar o título de construtores em sua primeira temporada completa, ao menos que algo impensável ocorra, seus pilotos não pontuem e a Red Bull termine na frente nas próximas duas provas.
Felipe Massa, da Ferrari, que não disputará a prova de domingo por ainda estar em recuperação após o acidente na Hungria em julho, venceu a corrida em casa no ano passado, mas perdeu o título por um único ponto para o britânico Lewis Hamilton.
O brasileiro, que teve o título em suas mãos até Hamilton garantir o quinto lugar necessário na última curva da última volta, foi convidado para dar a bandeirada de chegada.
Ele torcerá para que Barrichello seja o primeiro, mas uma vitória do único brasileiro na pista, após o acidente com Massa e a saída de Nelsinho Piquet, poderá ter um sabor amargo se Button vier logo atrás.
Durante a semana, Rubinho convidou os mecânicos da Brawn GP para uma corrida de kart, em São Paulo, que teve como espectador de luxo o chefe da escuderia, Ross Brawn.
O piloto brasileiro liderou os funcionários da equipe em três baterias, num clima bastante descontraído antes do Grande Prêmio do Brasil no fim de semana, em Interlagos.
Barrichello é o vice-líder do Mundial de Fórmula 1, está 14 pontos atrás de seu companheiro da Brawn, Jenson Button, e precisa vencer em São Paulo no próximo domingo para levar a decisão do campeonato a Abu Dhabi.
Ainda assim, isso pode não ser o suficiente, já que Button precisa apenas terminar em terceiro para garantir o título com uma prova de antecedência.
Barrichello tem como melhor resultado em Interlagos um 3º lugar em 2004.

COMPATILHAR: