O Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae) está realizando uma obra de ligação de esgoto, no bairro Recanto da Praia.
Orçada em R$ 250 mil, a obra, que está sendo construída com recursos próprios do Saae, interceptará os esgotos dos bairros Recanto da Praia, Alto da Praia, região do Country Clube e Tino Pereira conduzindo-os para o rio Formiga, próximo à futura Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), na Vargem Grande.
De acordo com o diretor do Saae, Ney Araújo, serão construídos 840 metros de tubulação de 250mm, e a previsão de conclusão da obra é de 60 dias.
Os trabalhos foram iniciados nesta terça-feira (14) pela empresa Costa Engenharia e Construções LTDA (Costeng), de Belo Horizonte. Cerca de 10 funcionários estão trabalhando no local.
Já as obras da ETE, que deveriam ter sido entregues no dia 2 de março deste ano, hoje ainda apresentam como concluídos, cerca de 25% a 30% do cronograma inicial, segundo informou o engenheiro responsável pela obra, Luiz Augusto Paradinha Rêgo, da Lamar Engenharia. No canteiro de obras, hoje, a empresa disponibiliza cerca de 10 funcionários para a execução dos trabalhos, que foram gravemente prejudicados com as últimas chuvas, que alagaram toda a região onde se localiza a obra, inclusive os tanques de tratamento, já concretados, em parte. ?Tive que mandar bombear a água que se acumulou e só retomaremos aos trabalhos quando toda a água for escoada?, disse Luiz Augusto, que informou também que o prazo inicialmente previsto já foi, por meio de acordo com as partes envolvidas, postergado para janeiro de 2016.
Ao ser verificado que a obra teve início em 2 de setembro de 2011, a um custo inicial de R$ 10.261.606,86 e que até agora só se pode considerar como concluídos ¼ dos serviços, parece-nos lícito imaginar que dificilmente esta importante obra será concluída e inaugurada neste atual mandato, até porque, grande parte da captação de esgotos até dos chamados interceptores, na área central, ainda não foi concluída e sequer existe empreiteira realizando ou corrigindo serviços anteriormente feitos e que ainda são objetos de procedimentos judiciais.

COMPATILHAR: