Neste sábado (30) será realizado mais um “Dia D” de vacinação contra o sarampo. A Secretaria de Saúde disponibilizará nos postos de saúde as vacinas para imunização de adultos, entre 20 e 29 anos.

As Unidades Básicas de Saúde estarão abertas de 8h às 16h para aplicação das doses. Para receber a vacina, os adultos devem apresentar um documento de identificação e o cartão de vacinação.

O “Dia D” faz parte da Campanha Nacional de Vacinação, iniciada em outubro. O Ministério da Saúde promoveu a ação depois de anos sem a necessidade de se realizar uma operação de combate à doença, já que em 2016, o país recebeu o certificado de eliminação de circulação do sarampo.

A campanha, que se encerra neste sábado, ocorreu em duas etapas: a primeira entre os dias 7 e 27 de outubro, direcionada às crianças de seis meses e menores de cinco anos e a segunda entre os dias 18 e 30 de novembro para adultos de 20 a 29 anos.

A coordenadora do Setor de Epidemiologia, da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Dalva Costa, ressaltou que a vacina contra o sarampo, a tríplice viral, é de rotina e está disponível em todos os postos de saúde durante todo o ano. “A Campanha Nacional contra o Sarampo neste ano é seletiva e tem como objetivo bloquear o avanço da doença em todo o país”, explicou.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo (exantemas) acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para a investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus. Casos suspeitos devem ser informados imediatamente à Secretaria de Saúde.

A mais efetiva forma de prevenção é a vacinação. Para ser considerada vacinada, a pessoa precisa ter o registro em caderneta de vacinação conforme esquema vacinal.

COMPATILHAR: