Embora 2018 não tenha sido ano de eleições municipais, quatro vereadores tomarão posse na Câmara Municipal de Belo Horizonte em 1º de janeiro 2019. Eles eram suplentes de parlamentares que foram eleitos à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e à Câmara Federal, deixando o cargo vago. Bella Gonçalves (Psol), que substitui Áurea Carolina (Psol), já tomou posse.

Áurea foi a vereadora que recebeu mais votos em 2016 e, agora, assume uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), eleito deputado estadual, cederá a vaga a Coronel Piccinini (PSB). Piccinini, que já foi vereador durante a legislatura 2013/2016, não conseguiu se reeleger na Assembleia. 

Glauton Santiago Felix de Jesus (PSD), conhecido nas urnas em 2016 como “Maninho Félix”, assume a vaga de Doorgal Andrada (Patri), também eleito deputado estadual. Já o professor de ensino fundamental César Augusto Cunha Dias (PHS), que obteve 2.703 votos em 2016, ocupa a cadeira de Osvaldo Lopes (PHS), que vai para a Assembleia. 

O comerciante Ramon Baptista Bibiano (PMDB), de 53 anos, assume a cadeira de Rafael Martins (PRTB), que também ocupará uma cadeira na Assembleia em 2019.

Recesso
Depois da solenidade de posse, a Câmara entra em recesso até 31 de janeiro. As reuniões parlamentares começam em 1º de fevereiro e são realizadas nos primeiros dez dias úteis de cada mês. 

Apesar do descanso dos parlamentares, os 341 funcionários efetivos da Casa continuam trabalhando normalmente. Subordinadas à diretoria do Legislativo, as divisões de Acompanhamento ao Processo Legislativo, de Assessoramento ao Plenário e às Comissões e de Consultoria Legislativa continuam dando suporte técnico aos procedimentos internos da Câmara.

84 funcionários de recrutamento amplo, que comumente trabalham nos gabinetes, serão dispensados conforme cada vereador.
De acordo com a assessoria de imprensa da CMBH, o Núcleo de Cidadania, que concentra serviços prestados à comunidade, continua funcionando durante o recesso. 

Entre eles, o Procon da Prefeitura, o posto de identificação da Polícia Civil, uma unidade do Tribunal Regional Eleitoral, o Sine, um centro de mediação judicial, o refeitório popular e a Internet Popular, que disponibiliza computadores com acesso gratuito à web para a comunidade. 

 

 

 

 

Fonte: Hoje em Dia ||

COMPATILHAR: