A colheita do morango em Minas Gerais já começou em alguns municípios do Sul do Estado e vai predominar a partir de junho. De acordo com dados da Emater-MG, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), esta safra deve superar a de 2009, que alcançou 85 mil toneladas, porque os produtores aumentaram a utilização de tecnologia nas lavouras.
Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dados da produção de morango vêm mostrando crescimento nos três últimos anos. Em Minas Gerais, a produção de morango está concentrada em 27 municípios, sendo 20 localizados na região Sul, que responde por 95% da safra. As lavouras que respondem pelos 5% restantes da produção mineira estão localizados nas regiões Central e Alto Paranaíba. Os municípios que lideram o ranking mineiro do fruto são Bom Repouso, Pouso Alegre e Estiva, responsáveis por 57,3 mil toneladas, ou 72,2% da safra estadual.
O coordenador regional de Horticultura da Emater de Pouso Alegre, Raul Maria Cássia, enfatiza que o aumento da produtividade, ou produção por hectare plantado, tem papel expressivo na estimativa de crescimento da safra de morango. Ele acredita que o índice de produtividade, neste ano, deve superar o registrado no período anterior. ?Em 2009, a área plantada foi de 1,7 mil hectares (3,6% inferior à de 2008) e isso não impediu o crescimento da safra?, ele enfatiza. ?Para este ano, a possibilidade de aumento da produção é maior, ainda que a área plantada permaneça quase igual à de 2009, porque os agricultores estão intensificando a utilização de tecnologia?, assinala o coordenador.
Um dos recursos utilizados pelos produtores é a ferti-irrigação, que consiste na conjugação da irrigação por gotejamento com adubação das plantas cultivadas em túneis (estufas) com proteção de plástico. De acordo com Raul Cássia, esse sistema, além de aumentar o rendimento da planta, possibilita o alongamento da colheita. ?O plantio é feito em fevereiro/março e julho/agosto e a colheita, que começa 50 dias depois, apresenta rendimento médio de uma caixa de 1,15 quilo por planta e pode durar até dois anos seguidos?, assinala.

COMPATILHAR: