Uma dúvida frequente aparece nos consultórios odontológicos: quando e como iniciar a higienização bucal das crianças? Quais são as técnicas de escovação mais eficazes? Devo usar pasta de dentes em bebês?

Especialista na área, o dentista Denis Panhota, da JP Odonto, esclarece as principais dúvidas relativas à escovação infantil a sequir. Veja quais são!

Meu filho ainda não tem dentes, devo escovar?

Sim. Neste caso não é escovação, mas sim, higienização das gengivas. Com uma gaze e água filtrada, faça movimentos massageadores nas gengivas e garanta que não tenha resíduos de leite também na língua.

Posso usar qualquer escova de dentes?

Não é o indicado. O ideal é que após os primeiros 6 meses de vida você escolha a escova indicada para a faixa etária que normalmente consta na embalagem. Cada uma delas tem uma quantidade específica de cerdas, maciez e tamanho da cabeça que evolui com a aparecimento dos dentes.

Quanto tempo dura uma escova de dentes?

O certo é trocar a cada 30 dias ou até antes se as cerdas estiverem muito abertas.

E pasta de dente? Quanto mais melhor? Limpa mais?

Não. A quantidade de pasta também varia com a idade. Quando a criança tem até 8 dentes na frente, a quantidade da pasta deve ser equivalente a metade de um grão de arroz. Se a criança já tiver os dentes do fundo, dobre esta quantidade. A partir dos 2 anos ou quando ela já souber cuspir, a medida deve ser comparada a uma ervilha. A quantidade deve ser aumentada gradualmente e a escolha do produto deve ser feita pela quantidade de flúor adequada para crianças. Existem produtos adequados no mercado próprios para crianças com indicação da idade.

Como ensino meu filho a escovar os dentes?
1 – A escova tem que estar paralela à gengiva
2- Faça movimentos circulares de 4 em 4 dentes e em seguida de cima para baixo
3- Para os dentes de traz, faça movimentos de vai e vem…um trenzinho.
4- Para encerrar, passe a escova pelas bochechas e língua.
Com que idade devo iniciar o uso do fio dental?
Desde o nascimento dos dentes. Ele não só contribui para higiene bucal como para remoção da placa bacteriana.

 

Fonte: Estado de Minas – Saúde||https://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2019/07/01/noticias-saude,248241/saiba-quando-e-como-escovar-os-dentes-das-criancas.shtml

COMPATILHAR: