O vereador Sandrinho da Looping esteve no bairro Balbino Ribeiro nessa quarta-feira (20) e vistoriou o reservatório d’agua local, onde um indivíduo teria defecado, atentando contra a saúde pública. Em seguida, o vereador, acompanhado do jornalista Paulo Coelho, foi até o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) reafirmar o pedido que realizou na reunião da Câmara Municipal, na segunda-feira (18), sobre quais procedimentos a autarquia tomará para que isso não volte a ocorrer e os formiguenses tenham mais segurança.

Durante a visita ao Saae, o diretor adjunto da autarquia, Baldomiro José dos Santos, informou ao vereador que já foram tomadas as medidas cabíveis para o caso. Entre elas, está a retirada do acesso à caixa d’água.  Para subir, agora, é necessária uma escada de, no mínimo, seis metros. Baldomiro ainda informou que será feita uma licitação para a revitalização dos poços artesianos do município.

Segundo Sandrinho da Looping, o Saae está providenciando dois poços artesianos para reforçar o sistema de abastecimento dos bairros Cidade Nova, Balbino Ribeiro e São Cristóvão. Um poço artesiano será instalado no bairro Engenho de Serra e o outro próximo ao Pesque Pague Silveira.

Esclarecimentos do Saae

Nesta quinta-feira (21) o Saae divulgou uma nota esclarecendo o caso:

“O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) vem a público esclarecer sobre a caixa d’água que teria sido “contaminada” no final de semana passado no Bairro José Balbino Ribeiro. Devido às especulações na internet de que um cidadão formiguense teria escalado a caixa para defecar, a autarquia tomou as medidas de precaução. Primeiramente, cortou o fornecimento de água. Depois, registrou um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Militar e determinou a retirada de toda a água do local de armazenamento, lavando e desinfetando a caixa. 

No entanto, o Saae ressalta que nenhum dejeto foi encontrado no local. A caixa tem cerca de 20 mil litros de água e abastece todo o bairro. Para dificultar o acesso de terceiros a ela a autarquia cortou parte da escada e providenciou uma nova tranca para o compartimento, já que a anterior havia sido violada”.

 

COMPATILHAR: