A administração da Santa Casa de Caridade de Formiga tenta conseguir uma alteração no Ministério da Saúde para que uma emenda parlamentar no valor de R$ 750 mil, que seria destinada a Atenção Básica da Saúde, seja usada para o pagamento do salário dos médicos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.

Os profissionais estão sem receber desde maio do ano passado e a suspensão do atendimento na UTI Neonatal completa 40 dias nesta quinta-feira (11).

A Santa Casa alega que não consegue cumprir a folha de pagamento devido a atrasos, por parte do Governo de Minas, nos repasses constantes da Rede Cegonha e da Rede Urgência e Emergência. Já a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que o Estado de Minas Gerais enfrenta um crescente déficit financeiro refletindo em todos os seus órgãos, bem como na SES-MG.

No início de dezembro de 2017, o hospital informou que uma solução paliativa para evitar a suspensão dos atendimentos era aguardar uma emenda parlamentar disponibilizada por um deputado federal.

Porém, nesta quinta-feira (11), a Santa Casa informou que o recurso que foi proposto teve como objeto as ações do Piso de Atenção Básica (PAB), o que não contempla as atividades da Santa Casa, que são de média e alta complexidade.

“Uma alternativa seria a mudança do objeto da emenda. Conforme informações obtidas junto à assessoria do deputado, o mesmo estará reunido com o Ministro da Saúde, ainda esta semana, na tentativa desta alteração. Diante do fato, resta-nos aguardar um posicionamento do Ministério da Saúde, se possível favorável, para que a Santa Casa consiga receber este recurso e com isso saldar seus compromissos junto aos prestadores de serviços para que a Unidade volte a funcionar”, informou, em nota, a assessoria de comunicação do hospital.

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: