O ano de 2014 começou cheio de novidades e novas condutas na Santa Casa de Caridade de Formiga, para oferecer o melhor em saúde, como a criação do Programa Cirurgia Segura, que proporciona mais segurança ao paciente, com menos chances de erros no processo assistencial.
O Programa Cirurgia Segura é realizado pela equipe de Enfermagem e Médica do Centro Cirúrgico do hospital.
Conforme o gestor de enfermagem, José Orlando Fernandes, a cada cirurgia, um enfermeiro é responsável por todo check-list cirúrgico, como: confirmar a identificação do paciente; confirmar e demarcar o sítio cirúrgico; conferência do funcionamento dos equipamentos; e confirmar a presença do cirurgião, do auxiliar e de toda equipe.
Após o procedimento cirúrgico, o enfermeiro responsável verifica os itens de segurança, antes da saída do paciente da sala cirúrgica.
José Orlando afirma que o Programa Cirurgia Segura é uma conduta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde ? OMS e utilizada em grandes hospitais do mundo e do Brasil. O gestor ainda contou que o Programa é novo na instituição formiguense e que, em breve, a equipe se reunirá para um primeiro relatório sobre a medida.

Imprimir
Comentários