A primeira solenidade oficial de funcionamento do hospital ocorreu em 1893, data em que o prédio foi inaugurado depois de ter passado por algumas reformas, acréscimos, inclusive a construção de uma capela.

Em 31 de janeiro de 1905, em Assembleia Geral, foi proposta pelo Coronel José Bernardes de Faria, Dr. Benardinho Antunes Correia e o professor Joaquim Rodarte a contratação de duas ou três irmãs de caridade para trabalharem como enfermeiras da Santa Casa. No dia 24 de julho de 1907, a cidade acolheu as irmãs Domingas, Vicencia e Petronilha, da Congregação da Divina Providência, com sede em Queluz (SP). A Irmã Domingas foi a primeira superiora da Casa de Caridade.

O terreno foi doado em 1892. O formiguense Francisco Domingos Gontijo, ao se mudar para o Rio de Janeiro, enviou uma carta ao Major Antônio Tomás Barbosa Machado autorizando, por meio de procuração, que se passasse a escritura de sua casa em doação para a Santa Casa de Misericórdia de Formiga. A casa doada se localizava na Rua Municipal, atual Doutor Teixeira Soares, onde, hoje, funciona a Santa Casa de Caridade de Formiga.

Há 123 anos, a Santa Casa de Formiga presta serviços de qualidade para a população de Formiga e região, entre internações, consultas, exames, cirurgias e diversos procedimentos de média e alta complexidade. A Santa Casa já passou e ainda passa por muitas dificuldades, mas continua a prestação de serviços por profissionais qualificados.

Ao longo do ano, serão feitas algumas comemorações pelos 123 anos da instituição.

 

Fonte: Assessoria Santa Casa||

COMPATILHAR: