A Santa Casa de Caridade de Formiga está enfrentando um possível caso de surto de meningite. A informação foi passada para a imprensa local, na sexta-feira passada (22), por funcionários do hospital, durante a visita de um deputado federal. Na ocasião membros da comitiva do parlamentar e da imprensa foram aconselhados a não entrarem nas dependências do hospital por motivo de segurança.

Acompanhantes e familiares de pacientes relataram que a Santa Casa está fazendo o controle de visitas.

O jornal entrou em contato com a assessoria de comunicação da Santa Casa, na segunda-feira (25), para obter informações sobre o caso. Na terça-feira (26) a assessoria do hospital confirmou o recebimento do email enviado pelo jornal com pedido de informações e garantiu que emitiria uma nota a respeito na manhã de quarta-feira (26), o que não ocorreu.

Sobre a doença

A meningite pode ser causada por vírus, bactérias, parasitas ou fungos. Esses agentes atacam as meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal.

Os sintomas são dor de cabeça, febre, vômito e endurecimento da nuca. O Ministério da Saúde considera a doença endêmica, ou seja, os casos são esperados ao longo do ano.

O tratamento deve ser iniciado tão logo a doença seja descoberta. Uma pessoa pode passar para a outra pela saliva, por meio de tosse, espirro ou contato direto.

A meningite é altamente contagiosa, principalmente em locais com pouca ventilação e superlotados.

 

COMPATILHAR: