Redação Últimas Notícias

Na manhã desta quinta-feira (17), em solenidade realizada na Santa Casa de Caridade de Formiga, foram entregues 25 respiradores doados ao hospital pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

A doação dos equipamentos atende ao pedido feito pelo então presidente da Fiemg regional, o empresário formiguense Paulo César Costa (Paulinho da Fidalga) que agora ocupa o cargo de diretor da entidade.

Além de Paulo César, estiveram presentes durante o evento de entrega, a gestora executiva da Santa Casa, Myriam Coelho, o  diretor técnico do hospital, o médico Yuri Amorim, o superintendente administrativo, Marcos Caetano, o médico Luciano Cabral, e outros membros da equipe da Santa Casa; além do chefe do Executivo, o Secretário de Saúde, Leandro Pimentel e as vereadoras Joice Alvarenga e Wilse Marques.

Entrega simbólica

 No dia 2 de setembro foi realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) – regional Centro-Oeste, em Divinópolis, a entrega simbólica dos respiradores mecânicos doados para Formiga e para outras cidades da região, totalizando 141 equipamentos.  

Tacom Tecnologia

No início da pandemia, uma empresa mineira especializada em equipamentos de bilhetagem, sediada em Nova Lima, a Tacom Tecnologia, desenvolveu um projeto de construção de respiradores pulmonares. Em parceria com a Fiemg, especialmente através dos laboratórios SENAI, e outras empresas Mineiras, em 23 dias estava pronto o projeto. Em poucos dias os primeiros protótipos estavam sendo fabricados e submetidos a apreciação da Agência Nacional de Saúde (Anvisa).

Para a fabricação da primeira linha de produção a Fiemg, através da doação de várias indústrias de Minas, conseguiu recursos para a compra e doação 1.600 respiradores. Além de outras doações de outros equipamentos, álcool e mascaras que já foram distribuídos.

No fim de agosto foram doados a União diretamente ao Presidente Jair Bolsonaro, quando em sua visita a Ipatinga, 100 respiradores.

A Tacom, está colocando no mercado respiradores pulmonares a um custo bem menor dos antes importados da China. O que evidencia a força da indústria mineira. Detalhe importante, todos os componentes dos respiradores são fabricados em Minas.

Imprimir
Comentários