Uma nova reunião entre a provedoria da Santa Casa de Caridade de Formiga e a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde de Formiga (STSSF) foi realizada na sexta-feira (30), para discutir sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria.
No último dia 16, foi publicado o arquivamento do Dissídio Coletivo de Trabalho 2009, após o julgamento do processo pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), e a desistência, por parte do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde de Formiga do recurso por esse aviado.
A diretoria da Santa Casa de Formiga solicitou à Delegacia Regional do Trabalho e Emprego (DRT- Divinópolis) que mediasse as negociações do novo ACT, referente ao período 2010/2011.
No dia 27 de julho, a Santa Casa recebeu um ofício (45/2010) da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego/MG ? Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Divinópolis, convocando o Sindicato e a Santa Casa para uma reunião a fim de debater e deliberar sobre o novo Acordo Coletivo.

Discutindo o acordo
O encontro foi na sede da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Divinópolis e contou com a presença de representantes de ambas as partes. A assessoria de comunicação da Santa Casa ressalta que, após a discussão, os representantes da Santa Casa manifestaram o interesse em dar andamento às negociações e pediram um prazo de aproximadamente 20 dias para analisar a pauta de reivindicações proposta pelo sindicato. Após esse prazo, deve ser apresentada uma contraproposta da Santa Casa, favorável à instituição e aos funcionários, de forma a não prejudicar os colaboradores. Para isso, uma nova reunião foi marcada, no dia 23 de agosto, às 9h, no mesmo local.
Segundo nota da assessoria da Santa Casa, não há instrumento coletivo em vigor e, durante a reunião, o sindicato somente concordou com a manutenção do regime de jornada de trabalho de 12×36 horas.
A partir da solicitação de alguns funcionários que procuraram a administração da Santa Casa, preocupados com a inexistência de um instrumento coletivo que assegure benefícios à categoria, a mesa administrativa disse que irá analisar a situação.
O provedor da Santa Casa, Geraldo Magela Antunes Couto, deixará de participar pessoalmente das negociações. O médico tomou tal decisão por perceber um caráter muito pessoal durante as intervenções propostas pelo sindicato. A partir de agora, membros do Sindicato Patronal, junto a representantes da assessoria jurídica da Santa Casa e outros representantes da instituição irão participar das negociações.
O provedor da Santa Casa enfatiza que a entidade não deseja, de forma alguma, prejudicar os funcionários. ?As medidas estão sendo tomadas com base legal e o intuito da instituição é manter os direitos dos trabalhadores, porém, com embasamento legal, o que foi manifestado durante o encontro realizado na DRT. Infelizmente, o Sindicato optou por não aceitar a proposta?, explica.

Reuniões
Para esclarecer o assunto aos funcionários, diversas reuniões administrativas foram realizadas. Durante os encontros, o provedor da Santa Casa e representantes da instituição detalharam os fatos e explicaram as mudanças aos presentes.

COMPATILHAR: