A redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias recebeu esta semana a informação de que houve uma nova queda em um elevador de cargas do hospital e entrou em contato com a gestora Janaína Maria de Oliveira para apurar quando ocorreu a queda, se já haviam sido identificados os motivos, se seriam os mesmos motivos da outra queda, ocorrida há pouco tempo, se havia sido o mesmo elevador que caiu e quais as providências tomadas para evitar uma nova queda.
Por e-mail, o esclarecimento foi de que: ?Primeiramente esclarecemos que não houve queda do elevador de cargas da Santa Casa conforme mencionado. O que ocorreu foi uma falha na operacionalização do Elevador de Cargas nº 01 no dia 01/01/2011 (sábado) onde o mesmo travou pelo motivo da não utilização da corrente de segurança do mesmo, o SESMT da instituição está apurando os fatos. Esclarecemos ainda que não houve vítimas nem danos materiais?.
Na ocasião, a redação também apurou outra informação recebida de que a Santa Casa havia adquirido um aparelho de Raio X por R$500 mil e que este estaria instalado, mas não estava sendo operacionalizado.
Entretanto, a administração da Santa Casa esclareceu o seguinte: ?O equipamento de Raio X foi instalado e encontra-se em funcionamento, prestando serviços aos usuários, inclusive estamos disponibilizando o mesmo a GRS – Gerência Regional de Saúde de Divinópolis, e a todo o estado de Minas Gerais, tendo em vista a diversidade de exames que são realizados, sendo poucos aparelhos no estado de Minas Gerais que oferece este tipo de exame?.
Outro questionamento por parte da redação foi sobre a notícia de que a Santa Casa teria que devolver uma verba de R$2 milhões ao governo federal por falta de prestação de contas. Em julho deste ano, a redação do Nova Imprensa e do Últimas Notícias havia entrado em contato com a administração do hospital, quando soube dessa possibilidade de devolução dos recursos, entretanto, a informação foi de que a denúncia não procedia.
Na semana passada, foi veiculada na imprensa uma matéria sobre a possibilidade de devolução da verba e que o prazo seria até janeiro deste ano para a prestação de contas.
O esclarecimento nesse caso é de que ?A Administração da Santa Casa de Caridade de Formiga vem por meio desta manifestar que, até a presente data, não foi notificada formalmente sobre a devolução de recursos junto ao Fundo Nacional de Saúde. Informamos ainda que todas as solicitações e compromissos firmados junto ao Ministério da Saúde foram cumpridos nas datas determinadas?.

COMPATILHAR: