A Santa Casa de Caridade de Formiga aderiu ao movimento “Luto pela Saúde”, organizado pela Federassantas (Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais), e realizou, nesta segunda-feira (7), um ato simbólico de abraço ao hospital, no estacionamento em frente à portaria.

Os funcionários foram convidados a trabalharem de preto em sinal de luto, também foram distribuídos lacinhos pretos que serão usados durante todo o mês de dezembro. A Santa Casa de Formiga realizou algumas ações de mobilização pelas redes sociais, site institucional e junto aos colaboradores, preparou faixa, cartazes e panfletos sobre o movimento.

O “Luto pela Saúde” foi iniciado no dia 2 de dezembro. Trata-se de uma grande mobilização entre os hospitais filantrópicos em todo o estado de Minas Gerais com o intuito de protestar quanto ao parcelamento dos repasses dos recursos federais aos Municípios e Estados, referente ao mês de dezembro de 2015: 50% do teto de Média e Alta Complexidade no dia 10 de dezembro e 50% restantes em 2 de janeiro de 2016.

A decisão do Ministério da Saúde é justificada por insuficiência orçamentária, o que está gerando riscos de fechamento de muitas instituições filantrópicas. O “Luto pela Saúde” é uma manifestação pacífica e permanecerá no decorrer de todo o mês de dezembro para demonstrar o luto dos funcionários e usuários pelo descaso que ocorre com as instituições filantrópicas que são responsáveis por mais de 70% do atendimento SUS (Sistema Único de Saúde) em Minas Gerais.

 

A direção da Santa Casa de Formiga aderiu ao movimento por considerar a necessidade de reivindicar o pagamento integral do repasse do mês de dezembro. O parcelamento impactará negativamente nas contas das instituições filantrópicas, pois, este mês, além dos compromissos normais da instituição, como folha de pagamento e 13º salário de funcionários, ainda há outros compromissos a serem honrados com fornecedores e médicos.

Assessoria Santa Casa

COMPATILHAR: