A Santa Casa de Caridade de Formiga está em fase de implantação do sistema de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Um treinamento introdutório foi realizado no mês de outubro, com a equipe técnica do Sysart (Sistema Integrado de Gestão) que a Santa Casa utiliza.

Esse primeiro treinamento para o teste piloto de implantação do Prontuário Eletrônico dentro da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto foi realizado pelos técnicos do Sysart, Elton e Franco, junto aos profissionais de Enfermagem, Farmácia, Suprimentos, Nutrição, além de médicos e coordenador da UTI Adulto, ou seja, todos que têm acesso ao prontuário do paciente.

Segundo o gerente geral da Santa Casa, José Orlando Fernandes Reis, existe um cronograma semanal a ser seguido, com treinamento local e via skype e com prazo final de 30 dias para a implantação total do prontuário eletrônico dentro da UTI.

Depois disso, será iniciado um teste piloto, durante 30 dias e, após esse prazo, se houver a necessidade de correções do processo, será feito um relatório e corrigidos possíveis erros e distorções, se for preciso, os envolvidos passarão por novo treinamento para continuar a implantação. “É um processo cíclico utilizado dentro da Santa Casa, a sigla PDCA [traduzindo do inglês, significa Planejamento, Execução, Checagem e Ação], que aplicamos quando estamos desenvolvemos algum processo, estamos seguindo essa ferramenta de gestão para implantar o processo do Prontuário Eletrônico como teste piloto que vamos iniciar dentro da UTI Adulto”, explicou.

Dentre as principais vantagens do Prontuário Eletrônico, destacam-se: otimização de recursos, rápido acesso aos problemas de saúde do paciente (tanto antigos quanto recentes), aprimoramento do processo de tomada de decisão, acesso ao conhecimento científico atualizado, melhor legibilidade dos dados, segurança e possibilidade de backup. Outro ponto discutido sobre o sistema é a sua funcionalidade. Quando bem implantado, o Prontuário Eletrônico pode ser utilizado por vários funcionários ao mesmo tempo e de forma remota, possibilitando, ainda, a edição de prontuários via web de qualquer lugar do mundo. 

Prontuário do paciente

O prontuário do paciente ou, mais freqüentemente chamado prontuário médico, fundamental no atendimento à saúde dos indivíduos e deve reunir as informações necessárias para garantir a continuidade dos tratamentos prestados ao cliente/paciente.

 Desenvolvido por médicos e enfermeiros, o prontuário visa garantir que os profissionais se lembrem, de forma sistemática, dos fatos e eventos clínicos sobre cada paciente, de forma que todos os demais profissionais envolvidos no processo de atenção de saúde possam ter as mesmas informações. O prontuário representa o mais importante veículo de comunicação entre os membros da equipe de saúde responsável pelo atendimento.

As informações registradas no prontuário médico subsidiam a continuidade e a verificação do estado evolutivo dos cuidados de saúde, quais os procedimentos resultam em melhoria ou não do problema que originou a busca pelo atendimento, a identificação de novos problemas de saúde e as condutas diagnósticas e terapêuticas associadas.

O prontuário tem como funções: apoiar o processo de atenção à saúde, servindo de fonte de informação clínica e administrativa para tomada de decisão e meio de comunicação compartilhado entre todos os profissionais; é o registro legal das ações médicas; deve apoiar a pesquisa (estudos clínicos, epidemiológicos, avaliação da qualidade); deve promover o ensino e gerenciamento dos serviços, fornecendo dados para cobranças e reembolso, autorização dos seguros, suporte para aspectos organizacionais e gerenciamento do custo.

A estrutura computacional proporciona uma solução que é o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), uma forma utilizada para unir todos os diferentes tipos de dados produzidos em variados formatos, em épocas diferentes, feitos por diferentes profissionais da equipe de saúde em distintos locais. Assim, deve ser entendido como sendo a estrutura eletrônica para manutenção de informação sobre o estado de saúde e o cuidado recebido por um indivíduo durante o seu tempo de vida.

O PEP é, então, definido como um sistema de prontuário médico padronizado e digital.Consiste em um registro eletrônico elaborado com especificidade para apoiar o usuário, oferecendo acesso prático à inúmeras informações de banco de dados, recursos de apoio à decisão, alertas e diversos outros recursos.

Assessoria Santa Casa

COMPATILHAR: