Com as mudanças ocorridas nos últimos tempos na Santa Casa de Caridade de Formiga, a direção assistencial não fornecerá mais aos pacientes a dieta artesanal, fabricada no hospital. A partir de agora, a instituição oferecerá uma dieta industrializada.
A dieta enteral industrializada é uma alternativa para a ingestão de alimentos. Ela pode ser feita por meio de uma sonda posicionada ou implantada no estômago, no duodeno ou no jejuno. Os alimentos são na forma líquida ou em pó e têm o mesmo valor nutricional (proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais) que uma alimentação normal e equilibrada.
De acordo com a coordenadora da Unidade de Nutrição Dietética(UND), Michelle Verçosa, a medida é um avanço em nutrição e saúde. Ela ressalta, ainda, que a dieta enteral em pacientes é um método bastante utilizado em hospitais de grandes centros urbanos.
Michelle também comenta que a UND se dividiu em duas partes: assistencial e apoio/operacional. A coordenadora explica que houve um aumento no quadro de profissionais da área, que soma, atualmente, cinco nutricionistas. O setor funcionará 24 horas, todos os dias da semana, especialmente para os pacientes das Clínicas de Internação.
Dieta industrializada ou enteral
A dieta industrializada é uma dieta pronta, completa em nutrientes e balanceada, em que há menores chances de contaminação. Pode ser encontrada nas seguintes formas:
Pó: necessitando de reconstituição ou diluição com água;
Líquidas em Sistema Aberto: prontas para uso, devendo ser envasadas em um frasco plástico (descartável);
Líquidas em Sistema Fechado: prontas para uso, sendo necessário somente conectar o equipo diretamente no frasco da dieta.

COMPATILHAR: