A Santa Casa de Caridade de Formiga está passando por reformas em suas dependências. No sábado passado (15), o deputado federal Jaime Martins/PR, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, José Alves Viana (Doutor Viana/ DEM), e o diretor de saúde do Ipsemg, Roberto Porto Fonseca, se reuniram com o corpo clínico do hospital. A reunião foi no Edifício Antônio Vieira e os assuntos discutidos foram o andamento das obras no hospital.
Segundo informou o provedor da Santa Casa, Geraldo Couto, foi colocado em pauta na reunião a ampliação de leitos, reformas e a construção de uma UTI adulto, que é prioridade do hospital. ?O projeto para angariar recursos já se encontra no Ministério da Saúde. Os deputados estão fazendo um acompanhamento em todas as reivindicações apresentadas na reunião? comenta o provedor. A previsão para o término da reestruturação na Santa Casa é no final do ano que vem, sendo o prazo de 18 meses.
Questionado sobre a perda de leitos com essas reformas, o provedor explicou que, na verdade, a intenção é dobrar o número de leitos. ?Hoje contamos com 101 leitos, a ideia é adquirir 200. Queremos diminuir o número de leitos em cada quarto, fazer um remanejamento. E, assim, criar outras áreas com mais leitos para atender melhor aos pacientes.?
Nova Gripe na Santa Casa
Na semana passada a provedoria da Santa Casa decretou algumas medidas de prevenção à nova gripe. Foram suspensas as visitas e alguns procedimentos médicos. Dois pacientes foram transferidos em estado grave para um hospital em Belo Horizonte com fortes suspeitas de Influenza A. Um dos pacientes era uma grávida com 37 semanas de gestação, cujo bebê faleceu no sábado, após uma cesariana. enhum caso foi confirmado ainda, até mesmo porque os resultados dos exames demoram cerca de 40 dias.
O provedor Geraldo Couto conta que a situação da nova gripe no hospital estava estável nesta quinta-feira (20). ?Esta semana diminuiu a entrada de pessoas com suspeitas da doença tanto no hospital quanto no Pronto Atendimento. Atualmente, ainda temos três pacientes internados e que passam ainda por uma fase crítica?, explicou.
Geraldo Couto disse ainda não foi confirmado oficialmente os motivos que causaram o óbito do bebê filho da paciente transferida para a capital. ?Todas as características do óbito apontavam como causa a nova gripe, mas os resultados dos exames só ficam prontos após 40 dias?.
Boatos
Profissionais da Secretaria de Saúde avaliaram como boatos informações sobre a nova gripe em Formiga, conforme divulgações feitas pela imprensa. Entretanto, como enfatizou o provedor da Santa Casa, a situação é preocupante, visto que o hospital já teve 14 pacientes internados de uma só vez com suspeitas da nova gripe. Diversas ações estão sendo tomadas para prevenir contra a doença, como palestras, orientações, dentre outras ações.

COMPATILHAR: