Santo Antônio do Monte entrou para a lista de municípios que enfrentam rodízio no abastecimento de água. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) alega que a medida foi por causa da estiagem e um novo sistema de captação será construído. A Prefeitura oficializará a justiça para que a Companhia cumpra a liminar que proíbe rodízios de água na cidade.

A Copasa informou que irá construir nova captação no córrego Diamante para reforçar a oferta de água. O projeto da obra foi concluído e as ações para sua implementação já foram iniciadas com a negociação das áreas a serem desapropriadas, o processo de licenciamento ambiental e a contratação das referidas obras. A previsão de conclusão da obra é até o final de 2018.

De acordo com a Prefeitura, uma liminar, de 2015, obriga a Copasa a não realizar mais rodízios de água e construa outro sistema de captação. O município ameaça oficializar na Justiça para que a liminar seja cumprida. “Nós vamos continuar cobrando com pulso firme para fazer valer o direito de cada cidadão de nossa cidade”, informou o prefeito Dinho do Braz.

Mesmo com a liminar, a Copasa iniciou, no dia 5 de setembro, o racionamento de água em Santo Antônio do Monte, alegando que a medida foi tomada devido ao longo período de estiagem que fez a vazão do Guandu, manancial responsável pelo abastecimento de água da população, sofresse uma redução significativa. “Para garantir o fornecimento de água aos moradores, a empresa iniciou, em setembro, o rodízio como medida emergencial na cidade”, informou a empresa nota.

Com a implantação do rodízio, o prefeito exigiu que a medida seja feita de forma responsável pela Copasa e que as instituições públicas do município como escolas, creches e hospitais não sejam penalizadas e o serviço básico mínimo seja mantido.

A cidade, segundo a Prefeitura, está sendo abastecida com poços artesianos e que o nível do reservatório está baixo devido à seca. “Não há previsão de chuva para o mês de setembro, então, sejamos conscientes”, solicitou.

 

Fonte: G1 ||

COMPATILHAR: