Nesta sexta-feira (14) a Secretaria de Saúde enviou nota fazendo um alerta à população formiguense para tomar medidas preventivas com relação à febre maculosa. O assunto foi divulgado pelo portal na sexta-feira passada (7).

A doença é transmitida por carrapatos e tem gerado preocupação para os órgãos de saúde em alguns municípios da região e até mesmo do país.

Segundo a pasta, os carrapatos aumentam no período de seca, assim como as chances de contato do homem com eles. Diante disso, a secretaria divulgou algumas informações importantes sobre a doença.

O que é a doença?

A febre maculosa é uma doença grave transmitida ao homem pelo carrapato. Várias espécies de carrapatos podem transmitir a febre maculosa, mas o principal carrapato é o amblyommacajennense, conhecido como carrapato-estrela, carrapato-de-cavalo, rodoleiro, vermelhinho ou mucuim. Os carrapatos vivem em vários ambientes e também em animais como cavalos, bois, cães, capivaras e outros.

Como prevenir

– Em pescarias, passeios ecológicos ou na lida com os animais, utilize bota, calça e blusa de mangas compridas e de cores claras para facilitar a visualização dos carrapatos;

– Mantenha sempre os pastos limpos e roçados para diminuir a população de carrapatos;

– Crie bois separados dos cavalos;

– Consulte sempre o veterinário para manter os animais livres de carrapatos;

– Evite caminhar, sentar-se ou deitar-se em áreas onde existam carrapatos;

– Caso você tenha frequentado locais com carrapatos, examine o seu corpo a cada 3 horas à procura de carrapatos.

Caso encontre algum carrapato

– Não esprema com as unhas e não encoste objetos quentes como cigarro ou fósforo;

– Retire o carrapato com uma pinça fazendo leves torções.

-Fique atento se esteve em local com a presença de carrapatos e alguns dias depois sentir:

– Febre;

– Dor de cabeça e no corpo;

– Mal-estar.

Procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima e fale que teve contato com carrapatos, porque Febre Maculosa tem tratamento.

Na região

Em Divinópolis, três pessoas morreram e um quarto caso da doença foi notificado. Em Itaúna, outras três mortes também foram confirmadas. Em Pará de Minas, um caso foi registrado e o paciente se recuperou.

Em Arcos, por precaução, o Setor de Epidemiologia da Prefeitura, após constatar uma infestação de carrapatos, determinou a interdição, por tempo indeterminado, do Parque Aquático Municipal Adriano Carlos de Oliveira.

 

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: