Com a chegada do verão e a volta do período das chuvas, aumenta o risco de contágio da dengue e outras doenças virais transmitida principalmente pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Em função disso, o trabalho de prevenção tem sido intensificado pela equipe da Vigilância em Saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Córrego Fundo, a maneira mais eficaz de se prevenir a doença é impedir o ciclo de reprodução do mosquito transmissor.

Diversas ações têm sido realizadas pela pasta no sentido de conscientizar a população sobre o problema.

Segundo a supervisora de Vigilância em Saúde, Laudenice Leal, é necessário que a população ajude na fiscalização de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Em função do grande aumento de focos do mosquito na cidade, a população deve redobrar a atenção e evitar deixar qualquer recipiente com acúmulo de água parada. Não podemos deixar o mosquito se desenvolver, para isso, a dica é manter recipientes que possam acumular água, como caixas d’água, tambores, cisternas, devidamente fechados, além de não deixar água parada em vidros, potes, pratos e vasos de plantas, garrafas, latas, pneus, bandejas, canaletas, ou qualquer objeto que possa acumular água”, alertou Laudenice.

Confira algumas dicas simples, mas importantes, que podem ajudar a se livrar dos focos do mosquito em sua residência:

Pneus

Descarte corretamente aquele pneu antigo ou o guarde em um local seco e coberto, onde seja impossível o acúmulo de água dentro do objeto. Dessa forma, fica impossível do mosquito se multiplicar.

Calhas de escoamento

Remova folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água nas calhas. Isso evita o acúmulo de água limpa da chuva.

Plantas

Aquela vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Para isso, mantenha tudo sempre seco ou coloque areia para cobrir o acúmulo de água.

Caixas d’água

As caixas devem ser mantidas sempre limpas, fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água limpa.

Piscinas

As que são utilizadas frequentemente devem ter tratamento de água com cloro, que inibe a proliferação do mosquito. Já as piscinas desativadas necessitam de cuidado extra: devem ser esvaziadas e cobertas para permanecerem sempre secas e livres dos focos de larvas.

Garrafas

As garrafas e objetos semelhantes devem ser armazenados sempre de cabeça para baixo e em locais secos e cobertos. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo.

 

Fonte: Prefeitura de Córrego Fundo||

COMPATILHAR: