A Prefeitura anunciou nesta sexta-feira (10), melhorias para a área da Saúde em Formiga: plantões de médico pediatra na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a retomada dos exames de ultrassonografia no Centro de Imagem Municipal.

Os plantões do pediatra começarão na segunda-feira (13). O médico Rodrigo Braga atenderá na UPA às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, de 7h às 19 horas. “É um trabalho muito importante a ser realizado. Temos que valorizar nossas crianças”comentou.

O coordenado da Upa Samuel Castro, o pediatra Rodrigo Braga e o prefeito Eugênio Vilela – Foto: Divulgação Decom

Rodrigo trabalha como pediatra plantonista há 15 anos e já atuou nos estados do Amazonas, Pará, Rio e Minas Gerais com o atendimento de pessoas com idade entre 0 e 18 anos.

Até então, o atendimento de urgência desses usuários era feito via SUS Fácil, com a Santa Casa, e os casos considerados eletivos eram encaminhados para a fila de espera para atendimento no Centro Municipal de Atenção à Saúde (Cemas). Os plantões pediátricos em unidade de pronto atendimento mais próxima são realizados somente em Divinópolis.

Já os exames de ultrassonografia foram retomados nesta sexta-feira. O médico responsável é Hércules Riani, que é radiologista e poderá assumir a responsabilidade por outros procedimentos no Centro de Imagem. “O exame de ultrassom é de extrema importância tanto para o acompanhamento de gestantes quanto para o apoio diagnóstico para outras áreas da saúde”, disse Hércules.

O radiologista Hércules Riani e o prefeito Eugênio Vilela – Foto: Divulgação Decom

Uma grande novidade é a realização da ultrassonografia morfológica, procedimento oferecido pela primeira vez pela Secretaria Municipal de Saúde. “Em todas as cidades existe uma grande demanda pela realização desse importante procedimento”, explicou Hércules.

Os exames serão agendados por meio de consulta médica nos Programas de Saúde da Família (PSF’s) e a previsão é que sejam realizados mensalmente mais de 400 exames.

COMPATILHAR: