Uma capacitação para microempreendedores individuais (MEIs) e futuros empreendedores do município de Córrego Fundo oferecida pelo Sebrae, com o apoio da Prefeitura, ocorrerá nesta segunda-feira (8). Com o tema “Seminário como ser MEI na prática”, a atividade será às 19h, na sala de reuniões da Prefeitura.

Segundo informações do Sebrae, o seminário será dinâmico, com oportunidade para esclarecimento de dúvidas sobre temas variados relacionados ao microempreendedor. Também haverá participação da Prefeitura para explicar sobre o sistema de gestão tributária do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), denominado WebISS, com a disponibilização da Nota Fiscal de Serviços eletrônica, que regulamenta a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e no Município, regulamenta o sistema de gerenciamento das notas e a sua utilização, além de disciplinar as obrigações acessórias pela Internet.

O Sebrae Minas promove por todo o Estado, no período de 8 a 13 de maio, a Semana do MEI, com atividades gratuitas e orientações para formalização e melhoria da gestão do negócio. Na regional Centro-Oeste e Sudoeste do Sebrae Minas, a semana será realizada em onze municípios. Os empresários, já estabelecidos ou com a ideia de montar uma empresa, poderão participar e acompanhar atividades diversas: seminários, oficinas, cursos, palestras e consultorias.

Quem é o MEI e quais são os benefícios da formalização

O MEI é o empresário individual, cuja atividade não tem sócios, pode ter apenas um funcionário e receita bruta anual de até R$60 mil. Ao se formalizar – o que poderá fazer gratuitamente na Semana do MEI -, ele passa a ter direito a alguns benefícios. São eles: aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade; possibilidade de vender para empresas; participação em licitações públicas; compras direto do fornecedor, sem intermediários; conta corrente como pessoa jurídica; acesso ao crédito com juros diferenciados.

 

Fonte: Prefeitura de Córrego Fundo ||

Imprimir

Comentários