A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC-MG) e a Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina (AAMUCE) assinaram o convênio na segunda-feira (11) para a execução da terceira edição do Programa Música Minas. Criado em 2009, o mecanismo visa a estimular a circulação e a apresentação de músicos, intérpretes e compositores mineiros por cidades do mundo inteiro e a participação em feiras nacionais e internacionais.
O convênio foi assinado pela secretária de estado de cultura, Eliane Parreiras, e pelo diretor da AAMUCE, Márcio Borges. ?Minas Gerais sempre foi reconhecida por sua riqueza e diversidade musical. Reconhecemos ser papel do estado estimular à produção da música, inclusive o surgimento de novos talentos, a consolidação e a divulgação da produção e a democratização do acesso aos meios de produção, exibição e fruição? , salientou Eliane Parreiras.
O Programa Música Minas é realizado pelo fórum da música, por meio da AAMUCE, com acompanhamento e apoio do governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Os recursos do convênio, previstos pela política pública de cultura do governo de Minas, são provenientes do orçamento do estado. Já a sociedade civil, por meio das entidades que integram o fórum, cuida da execução do projeto. Para isso, um núcleo gestor será formado.
As ações do programa são desenvolvidas a partir de editais que contemplam: o intercâmbio, por meio de concessão de passagens aéreas; a circulação, que busca parcerias com outras instituições, programas e projetos nacionais e internacionais; e a participação de artistas e produtores mineiros em feiras de música.
Reforçando a política pública de interiorização da secretaria de estado de cultura, essa edição do programa desenvolve dois tipos de ações para o interior: na primeira linha, 15 artistas mineiros se apresentam pelo estado. Enquanto, paralelamente, grupos compostos de três membros cada, percorrerão 20 cidades do interior do estado para realização de painéis em que serão divulgados os editais e apresentadas às ações do programa, de forma a orientar e estimular a participação de grupos locais na organização e criação de entidades e associações de classe.
Outra novidade deste edital é a criação de um portal para disponibilizar os perfis dos artistas na rede, para contratação de shows, inscrições em editais e interação com as redes sociais. O catálogo produzido em 2010 vai ser reimpresso com informações detalhadas sobre os músicos mineiros.
Também está prevista para este ano a criação de um edital específico de participação em feiras, que levará a representação da música mineira às principais feiras e eventos de música. Esta representação será formada por artistas, produtores, jornalistas e outros membros das entidades participantes do fórum da música de Minas.
Fórum
O Fórum da Música é composto por seis entidades que representam a música e os músicos mineiros: Associação Artística dos Músicos de Minas Gerais (Ammig); Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina (AAMUCE); Circuito Mineiro de Música Independente (CMMI); Cooperativa da Música de Minas (Comum); Sociedade Independente da Música (SIM).
O fórum foi criado para catalisar e promover o diálogo entre o poder público, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e a classe musical mineira. Com o Programa Música Minas, a SEC-MG prevê o posicionamento da música produzida em Minas Gerais em lugar expressivo no mercado estadual, nacional e internacional, mostrando sua diversificada e rica produção, escoando seus produtos e formando público para seus artistas.
Entre os projetos e articulações do Fórum da Música, estão o Edital de Intercâmbio Cultural, que viabiliza as passagens aéreas para artistas que tiverem convites de festivais e eventos nacionais e internacionais de expressividade e a produção de catálogos setoriais, divididos por gêneros, e um de produtores e programadores de festivais, que visa abrir as portas de Minas Gerais para receber artistas de fora.
Números
O Governo de Minas investiu cerca de R$ 4 milhões nas três edições do Programa Música Minas. Em 2009 e 2010, pelo Edital de Circulação, 35 artistas/grupos realizaram shows em cidades brasileiras e argentinas. Para 2011, o investimento no programa é de mais de R$ 1 milhão. Entre artistas e público das apresentações e dos painéis que serão realizados ao longo do ano, estima-se que 15 mil pessoas serão beneficiadas, diretamente, pelas ações do Programa Música Minas 2011.

COMPATILHAR: