A Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável recebeu essa semana uma patrulha mecanizada (trator agrícola). O equipamento principal já foi recebido, aguardando agora a chegada dos implementos que já foram licitados e comprados. Além do trator virão para a pasta duas carretas, duas grades, dois arados e duas esparramadoras de calcário.
O trator terá seu uso focado no Projeto Santuário das Águas (Barraginhas) para conservação do solo, água biodiversidade e vida. A responsável pelo processo foi a funcionária da Secretaria, Gisele Bueno.
O Projeto visa revitalizar mananciais, recuperar rios e amenizar enchentes. São construídos mini-açudes em frente de cada enxurrada. Eles devem ser espalhados por pastagens e beiras de estradas, desta forma as barragens recolhem toda água da chuva, que se infiltrará na terra. A cada chuva, elas voltam a encher. Isto deve repetir 10 a 12 vezes, e as barraginhas, além de segurar as enxurradas e conter os processos erosivos, alimenta os lençóis freáticos e aqüíferos. As barraginhas possuem aproximadamente 8 metros de raio e capacidade de armazenamento e 200 mil litros de água.
Outras realizações da Secretaria
No decorrer do ano, em parceria com o CVT, a Secretaria de Desenvolvimento Rural promoveu diversos cursos de capacitação relacionados à utilização de recursos próprios do meio ambiente do cerrado, como o curso de processamento do Marolo (Articum), disponível em abundância na região, e outros cursos. ?São todas ações para o Desenvolvimento Sustentável, valorizando o ser humano, respeitando o meio ambiente, e garantindo a qualidade de vida?, comentou Zenaido Fonseca, secretário da Pasta.

COMPATILHAR: