A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude está realizando o 1º Concurso Diálogos da Juventude, voltado para jovens com idade entre 15 e 29 anos, escolas e entidades que desenvolvem trabalhos direcionados ao segmento juvenil.
O objetivo do concurso é a seleção de ações, vídeos e textos, a serem apresentados por jovens de 15 a 29 anos, sobre o tema ?Objetivos de Desenvolvimento do Milênio?, no projeto ?Diálogos da Juventude?, a ser realizado em 2008/2009.
O Projeto ?Diálogos da Juventude?, executado pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude ? SEEJ promoverá 26 encontros na região metropolitana de Belo Horizonte, visando estimular através do conhecimento destes objetivos, a maior participação dos jovens na melhoria de vida de sua comunidade.
Os ?Objetivos de Desenvolvimento do Milênio ? ODM?, estabelecem para o mundo metas quantificadas e prazos para atacar a extrema pobreza em suas múltiplas dimensões – pobreza de renda, fome, doença, falta de moradia adequada e exclusão ? ao mesmo tempo que promovem a igualdade de gênero, a educação e a sustentabilidade ambiental. São também direitos humanos básicos de cada pessoa à saúde, à educação, à moradia e à segurança, como prometido, na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Declaração do Milênio das Nações Unidas.
Para que o projeto alcance seus objetivos, torna-se imperiosa a maior participação de jovens voluntários que serão multiplicadores dos ODM?s em seus municípios e comunidades. Dessa feita, será realizado o concurso sobre o tema ?Objetivos de Desenvolvimento do Milênio?, no projeto ?Diálogos da Juventude?, a ser realizado em 2008/2009, que tem como objetivo premiar ações, vídeos e textos, realizados por jovens.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de janeiro de 2009, seguindo as instruções do edital, que pode ser obtido no site da Secretaria de Estado de Esportes e Juventude (www.esportes.mg.gov.br , em ?A Secretaria? e ?Serviços Externos?).
Serão premiados os três primeiros colocados nas categorias ação, vídeo e texto. O primeiro lugar de casa categoria receberá um notebook, o segundo um DVD e o terceiro colocado um MP5.

Para a ONU são objetivos deste milênio:
1- Acabar com a fome e a miséria;
2- Educação básica e de qualidade para todos;
3- Igualdade entre os sexos e valorização da mulher;
4- Reduzir a mortalidade infantil;
5- Melhorar a saúde das gestantes;
6- Combater a AIDS, a malária e outras doenças;
7- Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
8- Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

COMPATILHAR: