Uma limpeza emergencial no leito do Rio Formiga está sendo feita pela Secretaria Municipal de Gestão Ambiental. O objetivo é retirar tudo o que está obstruindo os pilares das pontes e as árvores às margens do rio, uma vez que, por causa da enchente, houve acúmulo de mato, galhos e troncos de árvores, além de lixo.
Segundo o secretário da pasta, Paulo Coelho, não há previsão de quanto tempo durará a operação de limpeza, uma vez que existem algumas dificuldades na execução do trabalho. Ele contou que a limpeza da ponte do bairro Engenho de Serra, por exemplo, durou três dias e ainda assim não ficou completamente desobstruída.
A profundidade do rio atrapalha a ação dos servidores da Secretaria, além disso, não há máquinas suficientes para o trabalho e alguns estabelecimentos à beira do rio, como trailers, dificultam a entrada dos tratores às margens do rio.
De acordo com Paulo Coelho, a desobstrução na lateral do rio tornará possível detectar quais árvores estão em risco de cair para que sejam cortadas e acidentes sejam evitados.
O secretário informou ainda que a limpeza geral ao longo do Rio Formiga depende de uma máquina que já está contratada e que deve chegar em fevereiro. Os serviços serão iniciados após o período chuvoso, por causa dos riscos de mais enchentes.
Na operação de limpeza do rio, a Secretaria de Gestão Ambiental tem a parceria do Departamento Municipal de Trânsito e da Polícia Militar, que está controlando a circulação de veículos e até mesmo de pedestres nas imediações das pontes. Na recuperação da cidade, devido às consequências das chuvas, existe a parceria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Secretaria Municipal de Obras.

COMPATILHAR: