Diante das enchentes e do excesso de chuvas, a situação de Formiga no que diz respeito à Dengue e ao risco iminente de uma epidemia, está começando a se complicar. O período de férias também acaba se tornando um agravante, pois algumas pessoas acabam viajando e deixam suas residências em situação de risco.
Para evitar um possível surto da doença, o chefe do Setor de Controle de Endemias, Anderson Ricardo Avelar de Castro, pede a todos os cidadãos que colaborem com a luta contra a Dengue. ?A situação é preocupante devido às chuvas que fomentam o surgimento de focos de do Aedes Aegypti. Por isto é necessário que cada cidadão se mobilize e nos ajude a evitar os males desta possível epidemia?, esclarece Avelar.
É necessário lembrar que diante da suspeita da doença, é necessário entrar imediatamente em contato com o Posto de Saúde de seu bairro, identificando-se, para receber os cuidados médicos específicos e para que o Controle de Endemias possa realizar um trabalho diferenciado naquela área.
A questão do Fumacê
Este serviço tem sido muito solicitado pela população, porém no Setor de Endemias a informação é de que tal procedimento só é feito nos locais onde são encontrados pessoas com suspeitas de Dengue. ?Nós contamos com a compreensão de todos os cidadãos no sentido de que o fumacê é um produto químico e que causa desequilíbrio ambiental. Só em casos de maior necessidade é que é utilizado esse recurso?, esclarece Avelar.
No próximo dia 24 (sábado) haverá uma mobilização em toda a cidade no sentido de combater focos da Dengue, e para isto será necessário que cada Cidadão ajude mobilizando sua rua, bairro ou comunidade, desde a zona urbana até a rural.

Cuidados básicos para evitar focos de Dengue
1) Tampar as caixas d?água;
2) Colocar areia nos pratinhos e vasos de plantas existentes na sua residência;
3) Limpar as calhas;
4) Colocar garrafas de boca para baixo;
5) Tampar e vedar os latões de lixo de sua residência.

COMPATILHAR: