A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, faz um alerta a população quanto a acidentes causados pela picada de escorpiões. O aparecimento desses animais deve ser informado através do telefone: (37) 3329-1143, para que a pasta possa analisar o caso, e anotar o endereço do aparecimento para as estatísticas do município. A administração municipal ressalta que em caso de acidentes deve-se procurar imediatamente o atendimento médico.

Os escorpiões são animais peçonhentos que inoculam seu veneno através da cauda. Se alojam nos centros urbanos devido às ações do homem na natureza, o que faz com que eles se alojem próximos ou até mesmo dentro das residências.

Segundo a pasta, em Formiga, a espécie mais comum é o escorpião amarelo e são encontrados em toda a cidade. Nos centros urbanos eles se abrigam principalmente no interior das galerias da rede de esgoto, local onde encontram condições ideias para sua sobrevivência: alimento e umidade.

Além disso, nesse local quase não existe predadores naturais para eles e é através da rede de esgoto que na maioria das vezes invadem as residências. Eles podem também viver na beira de rios e terrenos se alojando em entulhos e dificilmente saem daí para ir para as residências.

Os escorpiões se adentram nas casas, na maioria das vezes, para se alimentarem, sendo as baratas seu alimento preferido, então a prevenção contra esses animais é colocar barreiras físicas nos imóveis, usar ralinhos do tipo ‘abre e fecha’, vedar redes em contato com a rede de esgoto; como pias e tanques quando não estiverem em uso e evitar o aparecimento de baratas dentro de casa.

Segundo o Setor de Vigilância Ambiental, o controle químico não é muito indicado, uma vez que o mesmo pode surtir efeito contrário, fazendo com que, através do odor do produto utilizado, façam com que esses animais se desalojam para escapar da ameaça aumentando ainda mais a possibilidade de acidentes.

Mas a dedetização da residência colabora na eliminação de insetos que servem de alimentos para os escorpiões, evitando assim que eles vêm para dentro das casas. Visitas de orientação para prevenção contra o escorpião podem ser feitas quando o setor filtrar que sejam necessárias.

Confira abaixo os cuidados preventivos:

Fonte: Decom

COMPATILHAR: