A Secretaria de Saúde de Arcos informou nessa segunda-feira (30) que um morador da cidade está com coronavírus.

A confirmação foi um dos motivos que fez com que o período de isolamento fosse estendido por mais 15 dias por meio de um novo decreto. A decisão foi tomada durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

O paciente com coronavírus informado pela secretaria do município ainda não consta no boletim do Estado e do Ministério da Saúde. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Arcos, o paciente é do sexo masculino e tem 66 anos.

Ele foi infectado durante uma viagem de negócios em Belo Horizonte. O exame foi realizado na capital, no sábado (28), onde ele permanece internado, segundo a Prefeitura.

O boletim da pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) desta terça-feira (31) informou que são nove casos confirmados em Divinópolis, dois em Lagoa da Prata, um caso em Carmo do Cajuru e outro em Bom Despacho.

Decreto

Participaram da reunião do comitê o prefeito Denilson Teixeira, o presidente da Associação Comercial de Arcos, Ivis Andrade, o diretor Técnico Clínico do Hospital Municipal São José, Stanley Correia, A secretária municipal de Governo, Flávia Carvalho, e o Capitão da 241ª Companhia da Polícia Militar, César Henrique Bittencourt.

Os 15 dias são contados desde a publicação da norma, nesta segunda-feira. O decreto inclui que comércio de insumos agrícolas e agropecuários adotem medidas de controlar de fluxo de clientes para evitar aglomerações e restringir o número de pessoas atendidas.

O novo decreto também determina o prazo de 24h para que as indústrias apresentem um plano de contingência para emergência em Saúde Pública que deverá ser enviado para o e-mail: [email protected].

Restaurantes, bares, lanchonetes, sorveterias e food trucks poderão funcionar com entrega em domicílio até meia-noite, segundo o novo texto normativo. Antes, os estabelecimentos deveriam obedecer o toque de recolher e funcionavam até 20h. Os estabelecimentos estão autorizados a adotar o sistema disk e busque, até as 19h e manter as normas de segurança.

Os empreendimentos que comercializam produtos relacionados à comemoração da Páscoa também poderão funcionar na modalidade de entrega em domicílio e poderão adotar o sistema disk e busque até as 19h.

A norma acrescenta ainda que os profissionais prestadores de serviços essenciais como eletricista, encanador, pedreiro e afins, poderão atender as chamadas em situações emergenciais.

Fonte: G1 

COMPATILHAR: