A Secretaria Municipal de Saúde de Perdões, no Centro-Oeste de Minas, investiga cinco casos suspeitos de Zika Vírus no município.

Entre os doentes que estão sob suspeita, aparecem três pessoas de uma mesma família, que moram no bairro São Dimas, em Perdões. A Secretária de Saúde acredita que essas tenham sido infectadas durante uma viagem que fizeram recentemente para o litoral do Estado do Rio de Janeiro.

As outras duas pessoas também são moradoras do município e tiveram contato com essa família. A pasta suspeita que essas duas também tenham sido picadas pelo mosquito vetor da doença.

Inicialmente, esses cinco pacientes passarão por exames para diagnosticar se estão com dengue. “Em seguida, se descartada essa doença, será considerada a contaminação por Zika Vírus ou chicungunha”.

Os casos foram notificados a secretaria no dia cinco de fevereiro. A pasta informou que, desde então, os agentes epidemiológicos intensificaram os trabalhos na região com objetivo de eliminar o mosquito transmissor.

Atenção

Todas as mulheres grávidas do município foram cadastradas para que sejam acompanhadas. Ao todo, oito gestantes são acompanhadas por agentes do Programa de Saúde da Família (PSF) de São José. A pasta informou ainda que elas não foram infectadas e que os trabalhos são realizados para evitar que elas se contaminem.

Medidas

Uma reunião de emergência foi realizada na prefeitura do município para tentar evitar a proliferação do mosquito. Participaram do encontro a coordenadora Eniza Izabel e os agentes especiais da pasta.

No encontro, ficou decidido que a prefeitura irá adotar a realização de mutirões no município e a distribuição do panfleto da campanha “10 minutos de combate ao Aedes”. Além disso, a prefeitura pretende elaborar um plano de ação e a instituir um Comitê Municipal de Enfrentamento ao mosquito.

Estado

A Secretaria de Saúde do Estado explicou que apenas os casos confirmados de Zika são repassados para a pasta. Até então apenas um paciente foi identificado com a doença em Minas.

Até o momento, apenas a gestante da cidade de Ubá aparece no relatório da secretaria estadual.

O Aedes aegypti tem sido o maior foco das secretarias de saúde do Brasil nos últimos dois anos, desde que foi confirmado que ele, além da dengue, ele também transmite a chicungunha e zika vírus.

 

Fonte: Camila Kifer/O Tempo Online||

COMPATILHAR: