A Secretaria de Saúde está realizando reuniões com os profissionais da área para estudar sobre a implantação do Plano Diretor da Saúde, instrumento cujo objetivo é estabelecer uma maior integração e estruturação da atenção básica que garanta e facilite o acesso ao Usuário SUS.
Foram realizadas duas reuniões na segunda-feira (16) com estes profissionais no Auditório Antonio Vieira, sede da Secretaria, no qual apresentaram o conjunto de ações a ser implementado pela Secretaria de Saúde, a curto, médio e longo prazo, visando melhorar ainda mais a Atenção Primária de Saúde, bem como o fortalecimento do SUS.
O Plano Diretor priorizará a Atenção Primária de Saúde em seu nível mais básico, aonde se espera que cerca de 85% da demanda seja atendida como vacinas, curativos, atendimentos aos diabéticos e hipertensos, preventivo de câncer, consultas de raio X e mamografia.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais o Plano Diretor representa uma resposta consistente e de qualidade para o cidadão em situação de urgência, para o usuário com doenças cardiovasculares e diabetes e para o idoso.
É previsto também, um amplo projeto de inovação tecnológica baseado na qualidade e agilidade na assistência como Prontuário Eletrônico de Saúde da Familia, o Sistema Informatizado de Acolhimento e Classificação de Risco em Urgência e Emergência e a Telemedicina.
A secretária de Saúde Luiza Flora de Oliveira enfatiza que: ?a ancora do projeto Plano Diretor é o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde agregando ações que beneficie a população. Em suma é um projeto inovador e audacioso, com o qual a Secretaria de Saúde, quer cumprir na risca o nosso compromisso de proporcionar uma vida saudável ao cidadão formiguense?, encerra.

print
Comentários