O Programa Nacional de Imunizações emitiu a Nota Técnica No 39/09, que reforça a indicação da vacina contra hepatite B para gestantes que apresentam sorologia negativa para a hepatite B e que perderam a oportunidade de receber a vacina na rotina dos serviços. Para tanto, a vacina contra hepatite B está disponível para as gestantes, independente da faixa etária, em todos os serviços de vacinação do SUS do município.
Essa vacina é indicada após o primeiro trimestre de gestação, contribuindo para a redução do potencial de transmissão vertical da doença (transmissão de mãe para filho) e da tendência de cronificação (70% a 90%), quando ocorre a contaminação em idade precoce.
A Coordenadora do Setor de Epidemiologia, Juliana da Silva Castro, explicou que a gravidez, em qualquer idade gestacional, não contra-indica a imunização para a hepatite B. As gestantes imunizadas para hepatite B, com esquema vacinal completo (três doses) não necessitam de reforço vacinal. Aquelas não imunizadas ou com esquema vacinal incompleto devem receber as doses, explica.
Para comprovar se está em dia com as vacinas, a gestante deve levar à unidade de saúde, o seu cartão de vacinação. É importante ressaltar que essa vacina já existia na rede municipal, só que não era disponibilizada para as mulheres grávidas.
Juliana Castro relatou que as principais finalidades da vacinação contra a hepatite B são: prevenir a doença aguda, impedir a cronificação da hepatopatia e sua evolução para a cirrose hepática e/ou hepatocarcenoma e ainda contribuir na redução da transmissão viral.

COMPATILHAR: