A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) distribuiu 10 mil testes rápidos para diagnóstico da dengue no Estado. As regionais contempladas foram: Coronel Fabriciano, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ituiutaba, Manhumirim, Montes Claros, Pirapora, Teófilo Otoni e Uberaba. Juntos, os municípios destas regionais reúnem mais de 80% do total dos casos confirmados em 2013 no Estado.
Com o objetivo de diagnosticar precocemente a dengue e identificar com maior rapidez casos ainda nos primeiros sintomas da doença, o teste rápido é realizado com algumas gotas de sangue, plasma ou soro do paciente que apresentar algum sintoma da doença. O resultado do teste é obtido em apenas 20 minutos.
Segundo a referência técnica do Programa de Controle da dengue da SES-MG, Ana Carolina Rabelo, o teste rápido possibilita o diagnóstico precoce da dengue, contribuindo nas ações de vigilância epidemiológica e de assistência ao paciente. ?Com o teste é possível ampliar o monitoramento de circulação viral em Minas, identificar áreas com circulação de mais de um sorotipo viral e agilizar o processo de confirmação de casos suspeitos da doença?, explica.
Os testes estão sendo disponibilizados, de acordo com a demanda de cada município e da avaliação da Unidade Regional de Saúde. A fase inicial de implantação do teste buscou priorizar os municípios com histórico de elevados números de casos e registro de óbitos nos últimos anos. Outros municípios poderão ser incluídos à lista de contemplados segundo critérios epidemiológicos.

COMPATILHAR: