O mês de outubro é marcado pelo Outubro Rosa, campanha de conscientização contra o câncer de mama. Em Formiga, a Secretaria de Saúde preparou várias atividades que buscam mostrar a importância de prevenir e tratar a doença.
Na semana passada, houve uma reunião entre representantes das Secretarias de Cultura, Educação e Desenvolvimento Humano além da Associação Mão Amiga e do Conselho Municipal de Saúde. A Saúde pediu apoio para decorar as Secretarias e divulgar o Outubro Rosa.
Na segunda-feira (14), enfermeiras apresentaram projetos, a pedido da Secretaria de Saúde, para levar conscientização às escolas das áreas dos postos de saúde. Ficou definido ainda que todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) serão decoradas em rosa e farão ações relacionadas ao tema.
Nesta sexta-feira (18), um médico fará palestra para os idosos do Centro de Convivência. No posto de saúde da Vila Didi, haverá palestra no dia 23 sobre câncer de mama, direitos da mulher e Lei Maria da Penha; para o dia 24 de outubro, está marcada passeata com mulheres da comunidade vestidas de rosa.
Já no Sagrado Coração de Jesus, estão previstas palestra nos dias 26 e 30 no Posto de Saúde. Já a unidade Abílio Coutinho realizará palestra no Cras do Rosário, no dia 22. No dia 23, no próprio Posto Abílio Coutinho, ocorrerão preventivos e solicitações de mamografia.
No dia 25, às 13h, Dia D do Outubro Rosa, membros da Acccom (Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste) promoverão palestra para servidoras municipais, no Cemap (Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem). A atividade é aberta ao público.
?Nossa proposta é voltar o olhar também para as funcionárias municipais, que nem sempre têm tempo. O objetivo também é formar multiplicadoras?, comentou a secretária municipal de Saúde, Maria Inês Macedo. ?Estamos engajados em garantir a saúde da população de forma ampla. O câncer de mama é o segundo que mais ocorre no mundo. Mobilizamos parceiros e as secretarias para realizar uma série de eventos para ajudar a disseminar a importância da prevenção?, completou.
A secretária de Saúde ressaltou ainda a relevância do autoexame da mama e da mamografia. Maria Inês explicou que, por meio do sistema público, mulheres com possibilidade de desenvolver câncer são encaminhadas para tratamento por meio de programas específicos. ?Os recursos existem e é importante a população ter consciência de que é possível prevenir e tratar essa doença? enfatizou.
Estão previstas ainda diversas outras atividades nas demais unidades de saúde do município.

Imprimir
Comentários