Teve início na última segunda-feira (15) a campanha de vacinação contra a poliomelite na zona rural. A campanha se estenderá até o dia 25 de junho e, neste sábado (20), começará a vacinação na zona urbana, das 7h30 até 17h30. Devem ser imunizadas crianças de até 5 anos de idade. Será implantado um posto móvel na Praça Getúlio Vargas, que receberá a visita do Zé Gotinha e Maria Gotinha.
Nos Postos de Saúde, além da vacina sabin contra a poliomelite (paralisia infantil), estarão disponíveis as vacinas contra febre amarela, hepatite B, rotavírus, tetravalente, triviral e DTP para as crianças que precisam completar o cartão.
A vacinação terá duas etapas, a primeira em junho e a segunda começa dia 22 de agosto. Todas as crianças imunizadas na primeira fase da campanha deverão voltar aos postos de saúde para tomar a segunda dose da vacina contra a poliomelite.
A meta é vacinar 4133 crianças com até 5 anos de idade, 100%, ou então 95%, 3927.
De acordo com a coordenadora da vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Castro, ?é importante alcançar a meta e evitarmos a reintrodução do vírus no país. É imprescindível que os pais levem seus filhos para vacinar, é apenas uma gotinha. É rápido e não dói?, ressalta a coordenadora.
Com uma estrutura de 15 postos de saúde, 1 posto móvel, 110 profissionais (enfermeiros, técnicos, agentes de saúde e pessoal de apoio) a Secretaria de Saúde, pro meio da vigilância epidemiológica, mobiliza a população da zona rural e urbana para participarem da campanha de vacinação contra a poliomelite. Para a vacinação, é importante que os pais levarem o cartão da criança, pois é uma oportunidade para atualizar as vacinas atrasadas.

COMPATILHAR: