Uma ação realizada no sábado (24), reuniu cerca de 90 voluntários a serviço da Comunidade, que se comprometeram a colaborar com as ações da Secretaria de Saúde no combate ao mosquito da Dengue.
Além do voluntariado, 80 agentes comunitários e 46 de saúde, sob a coordenação do Setor de Endemia abrangeram os bairros e centro da cidade, com um cronograma de recolhimento de lixo e entulho, de onde foram retirados possíveis focos de proliferação da dengue através do mosquito.
Já os Agentes de Saúde e Comunitários passarão nas casas conscientizando a população solicitando a limpeza dos seus imóveis. O objetivo do mutirão é evitar uma epidemia da doença, procurando manter o índice de focos dentro do considerado aceitável pelo Ministério da Saúde, menos de 1%. Segundo a última pesquisa larvária os bairros com maior número de focos são: 1)- Centro; 2)- Nossa Senhora de Lourdes e Rosário: 3)- Alvorada e 4)- Santo Antonio, Bela Vista e Areias Brancas.
?É importante ressaltar que o combate a dengue é função, não só do poder público, mas de cada cidadão. Todos nós precisamos cuidar da nossa casa. Se cada cidadão nos ajudar a fiscalizar e prevenir, certamente, Formiga ficará livre de uma possível epidemia?, assim definiu Juliana Castro, responsável pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde.
O mutirão abrangeu não só os bairros, mas também no Centro da Cidade, que nos Semáforos os Agentes de Saúde realizaram uma blitz visando esclarecer ao cidadão, que a região central é a mais ameaçada com uma possível epidemia.

COMPATILHAR: