Em comemoração à XVII Semana Mundial da Amamentação, a Secretaria Municipal de Saúde, realiza no Edifício Antônio Vieira (prédio onde funciona a Secretaria de Saúde) nos dias 6,7 e 8 de agosto, a partir das 18h30, uma palestra sobre a importância do aleitamento materno.
A palestra aborda temas como a importância da ajuda dos familiares, as maneiras corretas de amamentar, os mitos e tabus sobre a amamentação, entre outros temas. No primeiro dia de palestras foi distribuída uma cartilha explicativa com informações sobre o cuidado que se deve ter com o recém nascido.
Foram convidadas todas as 350 gestantes cadastradas no Serviço Único de Saúde (SUS), os pais e os avós dos bebês, porém a palestra é aberta a todos e totalmente gratuita.
A palestra está sendo ministrada por Fabiane Magela Ribeiro, Coordenadora de Atenção Primária e por Berenice Penha Faria Almeida, Coordenadora do Cemaes.
Aleitamento Materno
O aleitamento materno é a alimentação completa para os bebês com até 6 meses de vida, e não é necessário qualquer outra forma de alimento como sucos, chás, outros leites e nem água. Após os 6 meses é necessária a alimentação complementar, mas a amamentação deve continuar até os 2 anos de vida.
O bebê deve ser amamentado em livre demanda, ou seja, deve mamar quando e o quanto quiser, o leite materno não faz mal algum.
A amamentação na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois auxilia nas contrações uterinas, diminuindo assim o risco de hemorragia. E a amamentação também fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.

COMPATILHAR: