Os profissionais que fazem parte da linha de frente do atendimento aos pacientes suspeitos de dengue participaram de uma capacitação sobre Manejo Clínico da Dengue, no auditório do Edifício Antônio Vieira, sede da Secretaria Municipal de Saúde.
O encontro, que teve como objetivo promover a mobilização e a padronização das ações de atendimento foi dirigido pelo médico infectologista Dr. Lécio Vasconcelos Júnior, referência da educação continuada da Gerência Regional de Saúde Divinópolis (GRS) aos médicos e enfermeiros da rede de atenção primária, da Santa Casa de Formiga e do Pronto Atendimento Municipal.
Durante o evento, foi apresentada a situação epidemiológica da macrorregião de Divinópolis; a importância do estadiamento do caso suspeito de dengue (se o atendimento será a nível primário/ambulatorial, secundário e/ou terciário); a classificação dos pacientes, de acordo com a Linha Guia da Dengue de 2010, de forma a garantir um atendimento eficaz; os cuidados de enfermagem na orientação quanto à hidratação oral e administração dos medicamentos; bem como pré-consulta detalhada do paciente suspeito e captação do caso suspeito em tempo oportuno para desencadear ações do setor da dengue, assim como de epidemiologia, realizadas por toda a equipe multiprofissional.
Mais de quarenta profissionais, entre médicos e enfermeiros, participaram do encontro. Também estiveram presentes o prefeito, Moacir Ribeiro, responsável pela abertura do evento, além do secretário interino de Saúde, Rafael Alves Tomé.

Imprimir
Comentários