O grupo de gestantes da Secretaria Municipal de Saúde participou de uma reunião especial na manhã desta segunda-feira (3). A direção da secretaria preparou para as futuras mães, atividades especiais para comemorar a Semana da Amamentação. Pais, avós e outros filhos do casal participaram do encontro, realizado no auditório do Edifício Antônio Vieira.
Durante todo o ano, são abordados nos encontros: a saúde da gestante, cuidados com o corpo da mãe e com o bebê, como exemplo: banho, curativo umbilical, dentição e outros temas. Nesta segunda-feira, o assunto destaque foi o aleitamento materno e o ambiente foi decorado para receber os participantes.
O trabalho desenvolvido com as gestantes é de responsabilidade da Coordenadora do Centro Municipal de Atendimento à Mulher (Cemam), Berenice Penha Faria Almeida. Ela explicou que quando a mãe se sente confortada e a criança abocanhando corretamente a mama, sugará o leite melhor, e ainda o contato pele com pele aumentará o sentimento entre mãe e filho.
Em relação às mães que assistiram a palestra nesta segunda-feira, Berenice Penha destacou que todas pretendem amamentar. ?São apresentadas muitas dúvidas, como posição correta de amamentar e a impressão de que o leite é fraco, o que não é verdade. Esses encontros são muito importantes para tirar as dúvidas?, ressaltou.
Dayana Karen Bernardes dos Santos está grávida de quatro meses e participou do grupo pela primeira vez. Ela destacou que a palestra tirou muitas dúvidas e considera o aleitamento materno essencial para a saúde do bebê.
Cristina de Oliveira Pires Nascimento terá o segundo filho e disse que pretende amamentá-lo no mínimo pelo período de um ano e cinco meses. ?É muito importante o aleitamento materno para o bebê nos primeiros meses de vida?,

COMPATILHAR: