Os vereadores Arnaldo Gontijo/PSL e Mauro César/PMDB fizeram pedidos de informações à Secretaria de Saúde, sobre os atendimentos nos Postos de Saúde em Formiga.
Arnaldo solicitou a lista com os nomes de todos os pacientes que foram transferidos de Postos de Saúde na atual gestão.
A resposta, assinada pelo então secretário Rafael Tomé, explica a impossibilidade em fornecer tais nomes devido a grande quantidade de pessoas.
?É necessário esclarecer que a mudança nas áreas de cada unidade de saúde foi em virtude de levantamento do Ministério da Saúde, por meio de uma auditoria em 2012. Pela auditoria, ficou constatado que algumas unidades tinham uma população acima do preconizado pela Portaria 2488/2011. A única forma de legalizar seria uma nova distribuição de áreas. O limite tem que ser respeitado devido à possibilidade de ser penalizado no município. Cada equipe deve atender uma população com aproximadamente 4 mil habitantes?.
A rede de atenção básica conta, atualmente, com 16 equipes de PSF, que juntamente com o programa de Agentes Comunitários de Saúde atendem 95% da população residente.
?Qualquer mudança gera vantagens e/ou prejuízos e administrar esses opostos às vezes não está ao alcance que se almeja. A intenção primeira é implementar os atendimentos e a população ser assistida de forma equânime dentro da limitação imposta pela normativa do SUS?.
Já a indagação de Mauro César é referente a possibilidade de atendimento do senhor Sílvio da Silva Lima, presidente da Associação dos Bairros Santo Antônio e Novo Santo Antônio, no sentido que seja desfeita a transferência do atendimento médico dos referidos bairros para a UBS do Sagrado Coração de Jesus.
Na resposta, a Secretaria de Saúde explica que: ?é necessário informar que a Equipe do Programa de Saúde passou a atender à rua Maria José Alvarenga, 527, no bairro Bela Vista e não à rua Rio de Janeiro, no Sagrado Coração.
Quanto à indagação do atendimento retornar para a Asadef ou próximo a igreja Santo Antônio, há impossibilidade em atendê-lo devido à peculiaridade de localização na área exigida para funcionamento da UBS, conforme o SUS?.
A Secretaria de Saúde explicou ainda que fez uma ampla procura de imóvel em condições adequadas para o funcionamento da UBS da área delimitada, porém sem êxito.
?Na oportunidade, solicito que se a Associação do Bairro tiver conhecimento de local, indique para que a administração possa promover a análise das características necessárias e a avaliação da despesa dentro do orçamento vigente?, ressalta a nota.

COMPATILHAR: