Em entrevista ao jornal Nova Imprensa e ao portal Últimas Notícias, a secretária de Saúde, Luiza Flora explicou que a situação dos convênios com a Santa Casa se regularizou. O único atraso que está tendo é com o repasse do Pró-Hosp, relativo aos atendimentos de urgência e emergência. A secretária explica que o dinheiro é repassado pelo governo estadual para a Secretaria de Saúde, que encaminha à Santa Casa. Segundo ela, o convênio com o Estado terminou no final de julho e agora q houve a publicação, por isso o repasse de R$25 mil está atrasado há cerca de um mês.
Plantões no PAM
Sobre os plantões no Pronto Atendimento, a secretária contou que houve problemas pontuais com alguns profissionais que não estariam cumprindo o acordo. Ela fez uma notificação à administração da Santa Casa há cerca de dois meses e encaminhou ao Ministério Público, por causa de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que foi celebrado. Dois profissionais teriam descumprindo o acordo de plantão de disponibilidade, pois houve solicitação de que eles se apresentassem para atendimento e não compareceram. No entanto, Luiza Flora ressalta que foi uma questão administrativa, não houve total descumprimento.
Pacto pela saúde
O Pacto pela Saúde entre os médicos da estratégia Programa de Saúde da Família (PSF) e administração municipal está sendo reavaliado. Os profissionais apresentaram uma proposta de trabalho e o Ministério Público questionou algumas propostas há cerca de 15 dias, sendo o pacto adequado. Luiza Flora conta que era para o documento ser assinado nesta quinta-feira (27), mas em função do falecimento do pai do prefeito Aluísio Veloso/PT, a assinatura foi suspensa e será remarcada. ?Tem parte que a gente sabe que está cumprindo direitinho, outra parte que não se adaptou. Espero que até final de setembro a gente tenha uma avaliação?, enfatiza a secretária.

COMPATILHAR: