A Prefeitura de Formiga realizou no dia de ontem, 22, a partir de 08h00, na Praça São Vicente Férrer, o Dia ?D? de Combate à Dengue e Prevenção do Diabetes. O evento, organizado pelos setores de epidemiologia e controle de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, teve como objetivo conscientizar as pessoas da importância da prevenção e controle dessas doenças.
Durante toda a manhã diversas ações foram desenvolvidas nas barracas espalhadas pela praça, como por exemplo, orientações sobre alimentação, higiene, saúde bucal, vacinação, hipertensão e diabetes, entre outros. Essas barracas foram coordenadas por profissionais dos PSF ? Programa de Saúde da Família.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, durante o evento houve a apresentação de atividades elaboradas pelas escolas municipais. Além disso, brindes foram sorteados e foram distribuídos pipoca e algodão doce para crianças.

Dia D contra a Dengue e Diabetes
O Dia ?D? contra a Dengue foi criado pelo Ministério da Saúde e é comemorado anualmente no terceiro sábado do mês de novembro. Já o Dia Mundial do Diabetes, instituído pela Federação Internacional de Diabetes, com apoio da Organização Mundial de Saúde, para unir esforços e chamar a atenção da população mundial para a doença, é comemorado no dia 14 de novembro e a cada ano enfoca um tema especial. Os escolhidos no passado incluem diabetes e direitos humanos, diabetes e estilo de vida e o custo do diabetes. O tema escolhido para 2007 e 2008 é Diabetes em Crianças e Adolescentes. De 2009 a 2013 o tema será Educação e Prevenção do Diabetes.
O Dia Mundial conta com o apoio da ONU – Organização das Nações Unidas -, que assinou em 2006 uma Resolução que reconheceu o diabetes como uma doença crônica, debilitante e de alto custo, principalmente quando associada a complicações severas.

print
Comentários