A Secretaria Municipal de Saúde de Formiga solicitou à Gerência Regional de Saúde (GRS) de Divinópolis o apoio da força tarefa para o combate à dengue no município. A informação foi divulgada pela Coordenadora do Setor de Epidemiologia, Juliana Castro. Ela disse que ainda não obteve resposta ao pedido.
A força tarefa foi lançada pelo Governo de Minas na quarta-feira (24) de março e trata-se de um esforço do Estado no sentido de apoiar os municípios com alto grau de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
O Estado vai emprestar equipamentos, fornecer insumos e deslocar agentes de combate à doença para os municípios. Divinópolis, Luz, Iguatama, Curvelo, Buenópolis, Pompéu, Paraopeba já solicitaram a força tarefa e as ações já começaram.
?Devemos estar vigilantes, pois o outono deste ano tende a ter temperaturas elevadas, o que favorece o desenvolvimento do mosquito. Isso somado ao alto índice de notificações da doença nos levou a intensificar o apoio aos municípios no combate ao vetor. Estamos qualificando a assistência no sentido do correto manejo clínico, para evitarmos óbitos e inovamos nas ferramentas de comunicação, de modo a mobilizar o cidadão a também participar desta luta contra o Aedes aegypti?, declarou o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.
A força tarefa atua de acordo com o Plano de Enfrentamento da Dengue de 2010 em três eixos: epidemiologia, assistência e comunicação. Em relação à vigilância epidemiológica, foram contratados 60 agentes para apoio nas ações da área. O governo de Minas coloca à disposição dos municípios que se enquadraram nos critérios e solicitaram a Força Tarefa, 04 microônibus, 06 UBVs (Ultra Baixo Volume/ Fumacê) e 06 caminhonetes. Também serão fornecidos equipamentos (máscaras, bombas costais etc), insumos (equipamentos, dispositivos intravenosos etc) e medicamentos (dipirona, paracetamol, soro de reidratação oral e solução injetável).
Até o momento, existem 54 municípios mineiros em alta transmissão. As cidades interessados em contar com o apoio do Governo de Minas devem formalizar um pedido junto à Gerência Regional de Saúde (GRS) que abrange sua região e, a partir daí, técnicos da SES avaliarão a requisição. A prioridade é atender aos municípios em que a situação exige mais esforços.

COMPATILHAR: