Tem achado o tempo mais seco que o normal? Tem tido dificuldades para respirar e sente que o ar está mais seco? Então é hora de tomar algumas precauções para manter sua saúde em dia, já que os índices de umidade do ar estão baixos e podem ocasionar o reaparecimento de problemas respiratórios como asma, bronquite, rinite entre tantos outros.
Hoje, 03/03, a presença de uma massa de ar seco provoca baixos índices de umidade relativa no Triângulo Mineiro, centro-oeste, onde está localizada a cidade de Formiga e noroeste de Minas Gerais.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil alerta que a umidade relativa mínima fica abaixo dos 30%, índice considerado abaixo do ideal.
É desaconselhável atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Orienta-se também para a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.
Alerta-se também que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e também evitarem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.
Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para os Estados de São Paulo e Minas Gerais são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

COMPATILHAR: