O secretário do governo Moacir Ribeiro, José Terra de Oliveira Júnior (Terrinha), afastado da administração municipal desde o dia 29 de março deste ano, foi preso nesta terça-feira (16) em Piumhi.

Terrinha, ao ser afastado por decisão judicial, exercia as funções de chefe de Gabinete e secretário de Administração e Gestão de Pessoas, assumidas desde 29 de março, interinamente, por Emerson Oliveira.

 

José Terra de Oliveira Júnior (Terrinha)

O mandado de prisão de Terrinha foi expedido pela juíza da Comarca de Formiga, Lorena Teixeira Vaz Dias, titular da Vara Criminal. Segundo informações apuradas pelo Últimas Notícias, a decisão se fundamenta diante do descumprimento de medida cautelar imposta judicialmente quando do afastamento de Terrinha dos cargos que ocupava na administração.

No Boletim de Ocorrência lavrado durante a condução de Terrinha é citada a ação 0261.16.008799-3 de onde se originou o mandado de prisão. Na mesma ação são citados na condição de réus outros envolvidos, dentre eles a ex-secretária de Saúde Maria Inês Macedo (veja imagem abaixo).

Terrinha foi preso e conduzido para a sede da 110ª Companhia da Polícia Militar de Piumhi para o registro da ocorrência. Posteriormente, o secretário afastado foi encaminhado para a Delegacia de Polícia para demais providências.

Há informações, ainda não detalhadas, de que ainda nesta quarta-feira (17), José Terra será transferido para a Penitenciária de Formiga, cidade de onde partiu a ordem de prisão.

Informações sobre a ação,  disponibilizadas no site do Tribunal de Justiça do Estado

Afastamento

José Terra de Oliveira Júnior (Terrinha) foi afastado, após decisão da Justiça, durante operação Capitanias Hereditárias, deflagrada pelo Ministério Público, que apura irregularidades em vários setores da atual administração.

Na Prefeitura

No início da manhã, o portal entrou em contado com a administração municipal para tratar da prisão do secretário afastado e recebeu a seguinte resposta da Secretaria de Comunicação: “Como o ex-secretário está afastado e como a Prefeitura de Formiga não foi notificada a respeito dessa decisão, a administração não irá se manifestar”.

 

Matéria atualizada às 10h55

COMPATILHAR: